Os leitores de feed estão realmente morrendo?

Certamente você já ouviu falar em Feeds. Eles estão presentes em praticamente todos os sites e blogs tendo uma importante função para o leitor sendo a mais importante, poder ler o conteúdo de uma página sem ter que acessar diretamente o site desejado.


Feed

O conceito de feed começou em 1999 pela Netscape, criando então o formato mais conhecido do mercado, o RSS (Rich Site Summary) e após o ano 2000 surgiram muitos leitores de feeds RSS que tinham que ser instalados em computadores para interpretação do mesmo. A grande sacada, mesmo tendo que instalar um software em seu computador é poder acessar informações de mais de um site sem necessitar acessá-lo, basta assinar o link do feed em seu software e pronto.

Em 2005 a Google lançou seu serviço que permitiu ler Feeds RSS ou equivalentes direto do navegador web. Desta forma, o serviço mais utilizado do mundo passou a ser também uma fonte de informações seguindo o mesmo conceito de um software leitor de Feed RSS e softwares de gestão e-mail como o Outlook e live Mail (ambos da Microsft) passaram a ter um espaço para leitura de feeds RSS também.

QUANTOS SOFTWARES LEITORES DE FEED VOCÊ USA?
Se você conseguiu responder a essa pergunta sem levar em consideração os sites e sistemas de e-mails com ao menos um software instalado no seu computador, significa que você (ou o seu computador) é tradicionalista. Já faz um bom tempo que não vemos leitores de feeds instalados em computadores e podemos encontrar eles ‘maquiados’ com alguns softwares padrões em nosso computador como dentro do pacote Office da Microsoft e alguns como meio de divulgar a marca de um produto quando você compra um computador por exemplo (você ganha um pacote de softwares gratuitos onde um deles tem essa função).
Ocorre que de uma ideia surgem novas ideias, então chegamos hoje ao ponto de que não é necessário termos um software para gerenciamento de feeds em nosso computador.

LEITORES DE FEEDS ESTÃO REALMENTE MORRENDO?
Sim quando se trata de softwares de gerenciamento de feeds. Há uma revolução acontecendo nesta segunda década do ano 2000 e os feeds são vistos de outra forma, mas sempre com a mesma finalidade, a de levar informação até o leitor.
Nós blogueiros aderimos ao mais eficiente sistema de entrega de feed e ele não está nos computadores dos nossos leitores, ele é a ‘entrega por e-mail’ e está ligado ao serviço que lá em 2005 fez uma junção criativa (ou oportunista). Desta forma, com o intenso uso de entrega dos artigos por e-mail, o software de gestão de Feed ficou obsoleto e ninguém admite mas eles morreram.

O QUE ESPERAR DAS NOVAS FORMAS DE GERENCIAMENTO DE FEED?
O Google Reader que serve como gerenciador de notícias de Feed é um dos 5 serviços mais usados para esta finalidade no mundo. Sabemos que Facebook e Twitter usam feeds de notícias seguindo a mesma tecnologia dos atuais feeds em sites para otimizar a experiência do usuário e por meio destas ideias podemos compreender que ele não irá ‘morrer’, e sim se adaptar ou transformar em algo ainda diferente onde o leitor perderá a sensação de que estará lendo um feed. Depois de usar saber que em dois cliques você se cadastra no Feed de um site ou blog e pode acessá-lo direto no seu e-mail de qualquer computador, uma pequena ‘revolução’ seria se o Facebook recebesse feeds de sites externos como o Gmail e Google Reader já faz ou ainda algo que eu não faço ideia, mas que pode surgir aí na sua mente.



O que você acha que pode acontecer com os Feeds e seus sistemas de gerenciamentos?
Este é um Guest Post escrito por Rafael R Faria do blog Arruma Blog ( www.arrumablog.com ) Twitter: @arrumablog | Facebook

Gostou? Compartilhe: